terça-feira, 22 de junho de 2010

Aprenda como organizar Healers

     Todos temos momentos no passado onde esquecemos de entregar instruções crucial que poderiam ter feito a diferença entre o wipe do boss com 1% na progressão. Vários desses momentos poderiam ter sido facilmente evitados. Pessoalmente, eu sinto que estou sob pressão extra em comparação com outros healers, porque não só eu preciso cuidar de minhas metas, eu preciso certificar-se da cura de outros direitos. Não só isso, eu tenho que vir para cima com uma variedade de soluções contra bosses diferentes ou fases onde fazem-se alterações para garantir que as coisas terminem bem quanto possível.
     Pena que isso nem sempre acontece. Farmar bosses que são derrotados rotineiramente às vezes pode ser desafiador, especialmente quando você se esquece de dizer a alguém o que fazer. Infelizmente, muita gente normalmente espera que os healers já sabiam quais são as suas tarefas. As pessoas não pensam: "O que acontece se eu tiver novos healers?" ou "tem alguém em um roll diferente?". É preciso certificar-se que todas as bases estão cobertas.


1. Tenha healers Suficientes
     As vezes não é por que o guia diz que se precisam de X healers que não é possível fazer o boss com mais ou menos healers. Você deve encontrar o equilíbrio perfeito para o seu grupo, naquele momento, pois as vezes essa troca pode ser mais benéfica do que manter o grupo padrão.
     Se você está fazendo pelas primeiras vezes, tente manter o que os guias mandam até que o grupo se sinta confortável com as mudanças. Assim que se encontra esse equilíbrio nada impede que você faça por um boss que seria com 3 healers usando apenas 2 fortes healers.

2. Todos tem algo a fazer?
     Se houver papéis fundamentais em um encontro, esses precisam ter uma atenção prioritária. Se o encontro é pesado sobre dispel, você vai precisar de arrumar essa pessoa primeiro. Para coisas como o Infest no Lich King poderíamos usar um ou dois jogadores dedicados para neutralizar esses efeitos. Em Dreamwalker, healers do portal precisam ser decididos antes do tempo. Estes são todos trabalhos especiais que são parte integrante do sucesso de sua raid.
     A prioridade seguinte depois que é para ter certeza de que os Tanks tem cobertura. A regra geral que eu gosto de usar é ter um healer por tanque. Um paladino é geralmente a primeira escolha, mas não é nada incomum ver um druida, shaman ou priest em um tank, também. Tudo depende do jogador por trás do personagem. O curador do tanque tem que manter seu tanque vivo a todo custo. Se acontecer de morrer ou ficar inutilizado por uma habilidade (como Backlash), ele precisa rapidamente alertar o resto dos curadores para que alguém possa substituí-lo até que ele possa assumir de novo.
     Por último, quanto aos raid healers, na maioria dos casos, apenas dizer para alguem que ele será um raid heal é suficiente. Se um jogador cai abaixo de um certo limite de life, apenas dê target nela e use todas as curas ou spells necessárias para deixa-los de volta para em zona segura. Às vezes é necessário mais especificações, e você tem que atribuir healers individuais para curar grupos específicos para minimizar o overhealing ou pior, a falta de cura especialmente quando é um destruidor ataque como do Precious.

3. Localização
     Os healers estão em cima do lugar certo? Há algum lugar que eles têm de ficar especificamente ou qualquer jogador que eles precisam estar dentro do alcance? No encontro da Blood Queen, é bom colocar todos os healers diretamente no meio da sala para que cada jogador nessa câmara possa ser alcançado. Eles não deveriam desviar-se (a menos que eles sido acertados por um Fear).

4. Definir cooldowns
     Outra coisa que normalmente já se acha que é óbvio são os cooldowns. Ao assumir uma raid imediatamente assume-se que os jogadores já sabem quando ou sob que condições a utilização de cooldowns é necessária para sobrevivência. Na maioria dos casos, isso é bom. Este uso do piloto automático de cooldowns defensivo geralmente é suficiente, uma vez que treina os healers a utilizarem seus próprios critérios. Mas há encontros em que precisamos colocar avisar quando usar cooldowns e gerenciá-los com mais detalhes.
     Imagine você em duas horas de wipe na heróica do Marrowgar (quando isso ainda ocorria - antes dos buffs) a cada 10s, você ficaria totalmente destruído e com raiva. Depois de algumas tentativas, percebe-se que eram especialmente instável durante as fases iniciais da Bone Storm. Tendo-se um druida feral, druida resto, priest discipline, Shadow Priest, Paladin holy, shaman elemental e um paladino protection. Cada um de nós tinha nossos próprios métodos de cura através da mitigação ou qualquer outro. Tendo-se que sobreviver a cinco Bone Storms, a fim de derrubá-lo.
    * 1a Bone Storm: Divine Hymn do Discipline Priest.
    * 2a Bone Storm: Divine Hymn do Shadow Priest.
    * 3a Bone Storm: Divine Guardian and Aura Mastery do Paladino Holy.
    * 4a Bone Storm: Tranquility dos druidas.
    * 5a Bone Storm: Heroism e outra Divine Guardian do Paladino Protection.

Antes que se perceba Marrowgar cai.

5. Substituindo membros
     Se no meio da raid você precisa substituir alguém sempre deve ser por alguem que consiga preencher a vaga deixada, não adianta botar um healer AoE na vaga de Healer de Main Tank e vice versa, se eles não tiverem uma off-spec que sirva para aquilo.
     E lembre-se que se você fizer uma troca de um tank ou dps para começarem a curar para substituir alguém, deixe claro que essa pessoa vai curar tais pessoas e que sim ela está curando e não mais fazendo sua antiga função. Não é de hoje que ocorrem-se certos wipes desnecessários por que a pessoa não tinha recebido confirmação da mudança.

6. Organize-se
     Enfim, se você observar que esqueceu de fazer algumas coisas importantes, anote e grave ao lado do seu monitor ou na sua mesa. Se os healers estão acostumados com você e/ou não são tímidos, eles (espero) irão lembrá-lo no caso de se esquecer. Na minha experiência, porém, se os healers estão fazendo as mesmas funções em toda a sua raid, eles geralmente estarão bem e não vão exigir uma gestão extra de sua parte.


E que venham as raids!

Nenhum comentário:

Postar um comentário