terça-feira, 15 de junho de 2010

GDKP para Líderes e Participantes!


     Uma forma muito interessante de raidar tem ganhado popularidade o Gold Dragon Kill Point. O GDKP está para "pontos de ouro por morte de dragão". É um sistema com um nome confuso, mas, essencialmente, significa que ao invés de algum sistema de DKP (DKP: onde se ganha ponto participando das raids e perde-se comprando itens, muito usado em guilds) usa-se lances de gold para comprar os itens.




Então, o que é essa coisa GDKP, afinal?
     Em uma raid GDKP, todos os itens de valor, sejam eles BoP, Primordial Saronite, BoE, itens de aparencia ou quest itens, são leiloadas em um sistema de licitação aberta a todos os participantes. A pessoa disposta a pagar mais por isso vai ter o item em troca de ouro, e no final da raid, todo o ouro que foi coletado é dividido entre TODOS os participantes.

Como posso confiar nesse Líder?
     O sistema parece simples, mas a primeira pergunta na mente de todos é sobre confiança. Uma vez que você está em uma run GDKP, a primeira coisa que você precisa pedir são as regras. Por escrito, no jogo, sem desculpas. A parte mais preocupante de uma run GDKP é que uma única pessoa tem todo o dinheiro até que seja redistribuído. Ter que confiar que essa pessoa, e às vezes é difícil.
     A solução para este problema é normalmente anunciado junto com toda a descrição de uma corrida GDKP: há pelo menos dois blue posts onde Blizzard disse que iria considerar a fugir com todo o dinheiro que um "Scam", assumindo que as regras foram claramente escritas no jogo (não só Vent).

Clique no texto para ir a fonte:
Aredek: Os Game Masters freqüentemente não interferem em disputas de loots, no entanto, podemos prestar assistência, se um jogador tenta descaradamente enganar outros se aproveitando via "scam", prometendo um método de loot que não é seguido. [...] Se o método de loot não for mantido, deve-se abrir uma petição no jogo para que o nosso pessoal de Game Master tenha como rever a questão e tomar as medidas adequadas, de acordo com nossas políticas.

Lombalanos: Em um incidente onde um Looter Master não consegue manter esse acordo de "dinheiro por loot" e desaparece com o dinheiro que pertence aos jogadores, nós iriamos investigar tal incidente como um "scam".

Algumas Considerações
      Agora, isso não significa que a Blizzard tolera este tipo de sistema de recompensa. Na verdade, eles parecem preferir que raidemos com os amigos. Além disso, com a enorme quantidade de outras formas de spam, griefing, hacking, etc, que eles têm de lidar, se você for roubado por um líder GDKP, você pode ter um tempo difícil até conseguir a atenção da Blizzard sobre a situação, muito mais difícil para receber seu dinheiro de volta.

     A solução mais prática é rodar com grupos dirigidos por pessoas que têm algo a perder, pessoas que estão em uma guild séria que se preocupa com sua imagem. Além disso, não considera a colocação de muita luta se um líder respeitável anuncia no início da raid que planeja remover algumas peças BoE ou saronites do loot para si (uma espécie de propina comissão). Essa compensação torna muito menos provável a roubar descaradamente. É da natureza humana, uma troca equivalente.

     Assim, uma combinação de fatores manterá o participante do GDKP praticamente seguro: o efeito de dissuasão da ameaça de ação pelos GM, o custo de mudança de servidores e, possivelmente, custo de troca de nomes de personagens para poder interagir com outros raiders end-game de novo, e de quaisquer comissão para organizar a raid, normalmente, faz o roubo de loot ter um nível mínimo de risco.

     Muitas pessoas executam GDKP grupos à mão com uma planilha compartilhada ou apenas anotando a proposta vencedora dos montantes em papel, entretanto, confira esse addon se você quiser algo mais automatizado. Certifique-se de testá-lo em algum lugar que você não pode ser acusado de "spam de comércio", embora, como tem havido relatos de repreensão desse addon e spam em um loop.

     Além disso, não importa quanto dinheiro as pessoas tem, se ficarem wipando a raid, pode custar a todos um repair exorbitante. Aplicar as normas mínimas de habilidade raid e considerar ter uma pena se alguém repete um erro muito frequentemente, ou parece incapaz de aprender é sempre uma boa idéia.

Não usam GDKP no seu realm? Sem problemas.
     Este sistema pode ser impressionante para jogadores que não têm tempo de farmar (ou até mesmo farmar na AH), uma vez que vai ser pago para raidar. Também é ótimo para pessoas que têm dinheiro para gastar em upgrades, mas não a gear para entrar no conteúdo que eles querem ver. Esse é ainda um conceito relativamente novo, apesar de tudo. Como você pode dar partida em um sistema destes?

Educar. Se você realmente quer começar uma corrida GDKP, você tem que educar as pessoas sobre como ele funciona. Esteja preparado para responder a uma série de questões, e obter a ajuda de indivíduos com a mesma mentalidade. Anuncie um tempo antes da primeira corrida em fóruns de seu reino.

Avalie seu Público-alvo. Você vai precisar de um monte de jogadores qualificados dispostos a raidar pelo o dinheiro. Você também precisa de gente com dinheiro é claro. O equilíbrio entre os dois vai determinar o quão longe sua corrida consegue a chegar a cada semana. Convenientemente, a Blizzard adiciona um nerf buff de 5% DPS/cura/life/absorve para a mistura a cada mês, o que lhe permite ter jogadores mais fracos (e, espera-se que mais ricos), aumentando o gold de cada raider no final. Considere a falar com alguns dos jogadores no em guildas fortes. Eles podem ter alts querem gear ou estar disposto a entrar quando ficarem fortes. De qualquer maneira, eles saberão as lutas e, geralmente, ser mais hábil do que o jogador "me rushe que eu pago". Se você pode obter um jogador capaz de desbloquear os modos ICC heroic, você ainda será capaz de obter alguns loots fáceis (como o do gunship), o que provavelmente é mais fácil do que Saurfang normal e gera um loot e por consequência um montante de gold muito maior do que loot do modo normal.

Escolha o Horário certo. Agende para executar a raid em um horário que não impessa que jogadores de grandes guildas venham devido a conflitos de horários.

Itens fortes para players fortes? Ou itens fortes por muito gold?
     GDKP como conceito provoca muita discussão. Parece simples para mim, no entanto, há um monte de oposição em determinados campos, culturas e alguns reinos e jogadores médios, não são imediatamente entusiasmado. Aqui estão alguns dos contra-argumentos comuns que ouço sobre o sistema GDKP:

"End-game PvE gear é para jogadores habilidosos apenas, e gold não se iguala. Pessoas não deveriam poder entrar em ICC25 não fazer quase nada e comprar o melhor item para aquele slot por 30k de gold."
Minha resposta a isso é que ninguém está forçando ninguém a nada. Compradores hipotéticos estão gastando 30.000 g em itens que não usarão no Cataclysm e ficando apenas com gear que será inútil no próximo par de meses. Além disso, embora a habilidade de obter o ouro não esteja relacionada com a raid, o inverso também é verdadeiro. Isso é mais de 1.000 g para cada raider único lá (o que representa um par de horas a menos de diárias e farms) mindaaaaa XD.

"Não é justo que, ao invés da gear ir para pessoas que raidam melhor ou mais vezes, ela ir para pessoas que são completamente sem habilidades mas bons em farmar gold."
A única diferença entre um sistema padrão loot DKP e do sistema GDKP é que quando você perde no lance com alguém, em vez de consolar-se dizendo: "Ah, bem, eles tiveram que trabalhar mais duro para ele, e eu estou muito mais perto para a próxima na linha", você pode dizer:" Ah, bem, eles tinham que trabalhar duro para que o ouro, e agora que eu tenho tomado deles, eu posso comprar a próxima ou outra coisa, de brinde lucrei." Em vez de trabalhar imaginário pontos base que desaparecem quando sua raid para, você recebe o dinheiro duro que você pode usar para varias coisas ( entre elas AH ou loot GDKP) ou gastar em coisas de vaidade.

Encontre o equilíbrio
     Para que um grupo GDKP tenha sucesso, ele precisa ter alguns jogadores que são tão fortes que podem levar os menos orientados e experientes jogadores. Eu já ouvi histórias de horror de grupos que tinham uma performance média baixa que não progrediram muito, e nenhum dos jogadores ruins tinham dinheiro suficiente para oferta muito sobre as coisas. Os poucos jogadores bons que estavam basicamente fazendo todo o trabalho teriam ganhado mais fazendo dailies e farms.

     Equilíbrio é tudo! Se o grupo tem alguns jogadores muito fracos, a possibilidade de levantar o lance mínimo, certifique-se que trazer dinheiro suficiente para fazer a corrida valer a pena para todos e ter certeza de que você construirá uma boa fama para poder continuar as runs posteriormente.

Então GDKP vale ou não? Deixe seu comentário!

GDKP eu to nessa!

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